PILATES E A REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA.

por | 08/08/2014 | Blog | 1 Comentário

PILATES E A REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA

 

O PILATES é indicado para problemas posturais e  em patologias que acometem as diversas articulações do corpo, mas atualmente  o uso do método tem sido utilizado na reabilitação de pacientes com  seqüelas neurológicas decorrentes de AVCs (acidente vascular cerebral), parkinson, distrofias musculares, lesões medulares, entre outros.

Na maioria dessas lesões ocorrem  perda de força, coordenação e equilíbrio ocasionando dificuldades nas tarefas diárias, aumento da dependência e diminuição da participação social.

O Método Pilates pode através dos seus exercícios melhorar a  qualidade de vida dessa população, pois otimiza uma nova postura,desenvolve maior mobilidade, equilíbrio, agilidade,  tônus muscular adequado, ganho de flexibilidade e elasticidade.

Através dos ganhos obtidos com o pilates, pacientes neurológicos apresentam um melhor desempenho nas atividades de vida diária, na manutenção da sua independência e qualidade de vida.

É de extrema importância procurar um profissional habilitado e com experiência na atuação com esses pacientes, pois exercícios mal indicados podem gerar danos como fadiga, ombro subluxado, aumento do tônus muscular de forma inadequada e gerar prejuízos no processo de reabilitação.

 

Itala Marques

Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação Neurológica e Instrutora de Pilates.

 

 Referências: DILORENZO,C,E. Pilates:what is it? Should it be used in rehanilitation. 2011; BRUNELLI,A. OS EFEITOS DO MÉTODO PILATES NO EQUILÍBRIO E NA MARCHA DE PACIENTES COM ACIDENTE VASCULARENCEFÁLICO (AVE),  2009. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PILATES,2011.